Sem enrolação, um estúdio de videocast é a garantia de que você não está perdendo tempo! Alguém disse que tempo é dinheiro, mas isso foi há muito tempo, e o entendimento atual é que tempo é simplesmente a coisa mais importante de todas.

Agora que o clichê foi dito, vamos mostrar por que este clichê é verdade na sua produção de videocast.

Como produtor de conteúdo, o que você mais precisa é que este conteúdo seja consumido e absorvido pela sua audiência, seja ele de entretenimento, institucional, educacional ou tudo isso misturado. Para isso, ele precisa ser interessante.

Então, seu foco deve ser em criar esse algo interessante, e isso não é uma tarefa nada fácil. Agora, imagine que você decidiu mover céus e terras para fazer seu videocast e chega o momento de executá-lo. Em um estúdio de videocast, você chega e executa, pois tudo lá está preparado para isso: o espaço físico, equipamentos, sistemas e responsáveis técnicos.

Quem produz em estúdio de videocast próprio ou alugado sabe disso e decide sabiamente investir tempo em outros pontos da produção, pois já sabe que ali a qualidade é garantida.

O que essa qualidade em um estúdio de videocast significa?

Diversos fatores somados geram essa qualidade técnica que só um estúdio pode oferecer. Por isso, é muito comum pensar que, conseguindo alguns desses fatores, é possível fazer uma produção com qualidade de estúdio. Contudo, toda vez que se incrementa qualquer aspecto de uma produção, na verdade, só se está emulando um aspecto de um estúdio, de modo que, ao emular todos os aspectos, você terá um estúdio.

Os principais fatores e aspectos de um estúdio são:

Espaço Físico

Parece óbvio, mas muitos erram ao negligenciar isso! Em ambientes corporativos, quando uma demanda desse tipo acontece, se não existe um profissional experiente em audiovisual assessorando, a primeira coisa é pensar em usar a sala de reunião. Afinal, ali já temos um lugar isolado (de pessoas), mesas e cadeiras, ou seja, perfeito, né? Não! Logo adiante explico o porquê.

Já quem produz entretenimento mais despojado acha que pode escolher qualquer lugar. Mas será mesmo?

Nestes dois exemplos, não há nenhum tipo de controle de acústica e iluminação, para dizer o mínimo, o que fatalmente comprometerá a qualidade da produção. Sem mencionar a estética, pois o local escolhido, sem alterações, terá sua própria linguagem, que não necessariamente é o que você precisa.

Outra questão do espaço físico é sua previsibilidade. Garantir que a produção siga o tempo necessário não é tão simples quanto parece.

A não interrupção depende de um lugar absolutamente controlado, que possua estrutura para que as pessoas envolvidas possam estar confortáveis e tenham tudo o que precisam para não parar a produção: ar-condicionado, banheiro, espaços para café e para maquiagem são alguns exemplos básicos.

Acho que não é preciso mencionar que os equipamentos devem ficar dispostos de maneira que a locomoção e o conforto das pessoas sejam adequados, o que remete ao tamanho do lugar. Quanto maior, melhor, tanto que, quanto maior, mais caro.

O espaço físico também causa um impacto no seu convidado. Quando ele chega ao local da produção sem dificuldades e encontra uma estrutura apropriada, seu convidado sente que está emprestando seu prestígio para uma produção séria e que vai ser tratado como merece.

Já em uma estrutura improvisada, conseguir impactar positivamente um convidado requer muito mais esforço.

Localização

Apesar de relacionado ao espaço físico, merece um tópico só para ela.

Geralmente, videocast depende de convidados e, a não ser que o seu seja um dos mais importantes do segmento, fazer os convidados irem até você pode ser um desafio ou até mesmo uma barreira intransponível.

Imagine que você é uma referência no assunto que deseja comunicar, tem contatos fantásticos e vai começar seu videocast.

Contudo, sua estrutura está em um lugar onde o trânsito não é tão simples, não tem muitas opções de transporte público, a estrutura de serviços da região é limitada ou é distante das outras zonas importantes da cidade.

Numa situação desse tipo, o convidado precisa dedicar um tempo de pura exclusividade apenas para você. Sendo ele uma pessoa importante, isso pode postergar uma data favorável para o agendamento.

Usarei um exemplo na cidade de São Paulo, mas que ficará muito fácil de entender para pessoas de todo o país.

Quando você passa o endereço do seu podcast, ele pode ser na Rua Quintana ou na Avenida Paulista. Um desses endereços fica em uma das regiões empresariais mais importantes de São Paulo; o outro endereço é a Avenida Paulista.

A menos que todos os seus convidados frequentem a zona sul de São Paulo, dificilmente será uma tarefa tranquila chegar lá de outras regiões da cidade. Enquanto a Avenida Paulista é um endereço conhecido nacionalmente, com uma estrutura de serviços e lazer fantástica, de fácil acesso e na região central.

Claro que o exemplo foi exagerado, mas deu para entender que um convite de participação no seu videocast pode ser adiado ou até mesmo negado, dependendo da região onde for a produção.

Então, o espaço físico e a localização são, com toda a certeza, muito mais importantes do que se imagina e, consequentemente, não são baratos, muito pelo contrário.

Equipamentos

Até agora, não falamos em apertar o botão de gravar em uma câmera, pois, sinceramente, sem um ambiente adequado, não faz sentido apertar o "rec".

Mas, presumindo que o ambiente esteja resolvido, precisamos de equipamentos. Então, é agora que vamos falar de câmeras? Ainda não!

Uma produção séria não pode depender da duração de baterias, falta de espaço para armazenamento, equipamentos que superaquecem, de apoios e suportes duvidosos, cabos com mau contato, pouca luz, áudio com eco e processamento lento.

Cada um desses pontos precisa do mínimo de qualidade, e vários equipamentos necessários para a produção do seu videocast são dependentes ou sofrem impacto direto dos pontos citados.

Dependendo do tempo da sua produção, o equilíbrio entre a qualidade mínima necessária e a confiabilidade destes equipamentos precisará de investimentos de milhares e milhares de reais.

Quanto mais sofisticado for seu videocast, mais equipamentos confiáveis você vai precisar.

Quer aquela TV que exibe o logo do seu videocast e imagens de patrocinadores?

Acredite, a TV é só um dos elementos para ela funcionar ali. É preciso de um computador, equipamento de conexão HDMI compatível entre eles, podendo ser com ou sem fio. Mas quanto mais distante o computador estiver da TV, mais caro será o equipamento de conexão para que não haja interferências. Também é necessário um suporte específico para a TV e um espaço apropriado para a operação deste computador que exibirá as imagens na TV.

Isso foi apenas um exemplo, pois, como mencionado anteriormente, quanto mais você quiser sofisticar sua produção, mais você vai precisar de equipamentos usados nos estúdios.

Escolher esses equipamentos demanda muita pesquisa e conhecimento. O universo audiovisual, por mais que esteja mais acessível, não significa que seja barato. Sem contar que um equipamento, mesmo que caro, pode não ser o adequado para sua produção. Um exemplo são os microfones condensadores que, para música e ambientes específicos, são perfeitos, mas para um videocast, eles são um verdadeiro inferno. Neste caso, microfones dinâmicos são muito mais indicados.

E a lista não para por aí: mesa de corte de vídeo, mesa controladora de iluminação, mesa de som, computadores, fones, microfones, câmeras, cabos, adaptadores, monitores, lentes, tripés, suportes, móveis, etc.

Quando você mesmo faz sua produção, é quase impossível saber tudo o que é necessário, a não ser que você seja um experiente produtor de audiovisual. Neste caso, você só irá reconhecer que as coisas que leu neste texto precisam ser levadas em consideração.

Mobiliário

Os móveis em uma produção de videocast são utilitários e também fazem parte da cenografia.

Por este motivo, precisarão ser muito bem escolhidos, tanto pelo conforto quanto pelo visual que irão compor na tela.

Seus convidados precisam se sentir à vontade para que possam esquecer que estão sendo gravados.

Por mais que a ideia seja boa, às vezes a execução não sai exatamente como o esperado. Recentemente, assisti a um programa de TV cuja proposta era utilizar a casa da própria apresentadora como estúdio, o que, no meu ponto de vista, não foi a melhor escolha.

A produção foi feita na sala. Angélica fazia um bate-papo com Gilberto Gil, Tony Ramos e Zeca Pagodinho. Infelizmente, o ator e o cantor de samba estavam em um sofá que deve ser mega confortável para se esparramar e assistir a um filme ou ler um livro em uma tarde chuvosa, porém os dois estavam numa posição pouco favorável para uma produção dos padrões Globo, para dizer o mínimo. Tony Ramos, com um paletó, ficou o tempo todo inclinado, enquanto Zeca Pagodinho, abraçado pelo sofá, mal conseguia se mexer. Assista ao programa "50 e Uns", Temporada 1, Episódio 5, e tire você mesmo suas conclusões.

Você não vai querer essa situação para sua produção. Neste sentido, as chances de um estúdio de videocast já ter pensado nesse tipo de coisa são muito maiores do que se você mesmo tentar pensar em tudo de uma produção.

Câmeras, microfones e lentes

É muito provável que você queira uma produção dinâmica e não apenas uma câmera em plano aberto pegando a cena toda, sem nenhum tipo de troca de ângulo. Um videocast com mais de 5 minutos nesse formato fica muito cansativo; ninguém aguenta assistir mais do que isso.

Ou seja, você vai precisar de várias câmeras, com uma qualidade de imagem muito boa. Essas câmeras precisarão entregar as cores sem diferença entre elas. E para isso, mesmo com câmeras iguais, é preciso um conhecimento técnico muito grande, pois a luz incide de maneira diferente dependendo do ângulo que seja captada. Equilibrar isso é bastante complicado.

Digamos que não haja outra opção e você vá usar apenas uma câmera mesmo. Só que tem uma coisa que é muito pior que isso: um áudio ruim!

Até se assiste algo com a imagem não tão boa, mas se o áudio não for claro ou for cheio de chiados e ruídos, nem com muita força de vontade a audiência consegue encarar mais do que 2 minutos sem entender o que está sendo falado.

Agora, imagine uma produção com um apresentador e mais três convidados. É possível captar o áudio de todos os participantes de diversas maneiras, e para cada uma delas é preciso uma técnica diferente e um cuidado na hora de mixar tudo e entregar para a audiência.

No estúdio, existem equipamentos específicos para que, na hora que o som for gravado, isso tudo seja feito com alta qualidade e da maneira mais prática, com a ajuda de um técnico experiente. Como isso seria feito na sua produção?

Agora, se você quer um visual diferenciado esteticamente, você também precisará de lentes que interpretem a luz de maneira diferente, entregando uma imagem que não se consegue captar nem com os melhores smartphones existentes. Essas lentes podem chegar a custar muito mais caro que as próprias câmeras. Mas quando uma produção com esse tipo de equipamento fica muito mais prazerosa de se assistir.

Conhecimento

Para organizar e fazer todos os pontos abordados até agora funcionarem e gerarem uma produção de qualidade, é necessário muito conhecimento técnico, conhecimento em diversas áreas.

Quando você faz isso por conta própria e tenta organizar tudo, uma grande carga de trabalho e tempo é necessária.

Note que até agora nada foi falado sobre o conteúdo. O que diferenciará a sua produção das outras é o que sua produção tem a dizer, e é nisso que você tem que focar.

Para ser um bom fotógrafo culinário, você não precisa ser um chefe de cozinha, e um chefe de cozinha renomado não tem que estudar fotografia para que seus pratos tenham fotos espetaculares.

Existem diversas maneiras técnicas e criativas de apresentar seu conteúdo. Você é o diferencial, seu conhecimento no seu conteúdo é o diferencial, mas quando você precisa dedicar uma grande quantidade de tempo em qualquer coisa que não seja criá-lo, você o enfraquece.

Afinal, como um estúdio transforma seu conteúdo?

Quando você não precisa se preocupar com o espaço físico, localização, equipamentos, mobiliário, câmeras, microfones, lentes, iluminação e nem em adquirir o conhecimento para operar tudo isso, o conteúdo tem sua total atenção. É aqui onde você deve investir toda a sua energia, é aqui que você é especial, é aqui onde sua voz é mais forte!

Ter a certeza de que seu convidado será sempre bem amparado e que a qualidade técnica do seu produto audiovisual está garantida te deixa livre para se dedicar àquilo em que você realmente é especial.

E isso não é uma verdade só para a criação baseada no entretenimento.

O institucional entende isso de maneira muito mais contundente, pois está acostumado a contratar profissionais para auxiliá-los no que não é o seu segmento.

Já o educacional sabe que a didática é a prioridade, e o resto é ferramenta.

É inegável que um estúdio de videocast transforma uma produção em relação ao fazê-la por conta própria sem um estúdio.

A única barreira que impede produtores de conteúdo de optarem por não escolher um estúdio é um imaginário de investimento caro.

Mas isso é um erro, porque você não precisa ter seu próprio estúdio para produzir seu conteúdo. É possível alugar estúdios de videocast. Existem estúdios dos mais diversos imagináveis, em todos os sentidos: localização, equipamentos, preços e etc.

Pensar em montar o próprio estúdio é indicado para quem já tem uma demanda muito grande e cujo conteúdo justifica o investimento financeiramente, pois para ter uma boa qualidade, o investimento é de centenas de milhares de reais, e não é raro que esse investimento passe do milhão.

Quando se deseja uma produção profissional, é porque seu objetivo é profissional. Então, colocando na ponta do lápis, você irá notar que alugar um estúdio para seu videocast não demanda um investimento desproporcional.

Faça sua produção em um estúdio de videocast na Avenida Paulista

No Yourcast, seu projeto sai do papel. Se você tem uma pauta e tem os participantes para o debate, em duas horas seu videocast fica pronto.

Faça como empresários, criadores de conteúdo, influencers, comunicadores e professores, foque no seu conteúdo e comprove como é simples produzir de maneira profissional sem ter que se preocupar com coisas que não fazem sentido.

Nós temos o espaço físico, a localização, os equipamentos e o conhecimento para transformar sua necessidade em conteúdo de qualidade!

Venha fazer o pilito do seu videocast com a gente!

Tire suas dúvidas agora





Conheça um estúdio de podcast profissional através de nossas fotos